Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Mimosa catharinensis Burkart EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-04-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Mimosa catharinensis apresenta EOO restrito (385,49 km²) e é endêmica das Restingas do Estado de Santa Catarina. Além disso, o ambiente já degradado anteriormente tem a presença de espécies exóticas e por isso, foi estimado um declínio constante de EOO, AOO e da qualidade do hábitat de M. catharinensis.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Mimosa catharinensis Burkart;

Família: Fabaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Conhecida vulgarmente como "unha-de-gato" (Guadagnin et al., 1999).

Dados populacionais

Espécie com frequência esparsa (Biodiversitas, 2005).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, sendo restrita ao Estado de Santa Catarina (Dutra; Morim, 2012). Ferreira et al. (2009) considera a espécie endêmica a uma pequena área de restinga arbórea do Parque Estadual do Rio Vermelho.

Ecologia

Espécie arbustiva (Barneby, 1991). Ocorre na Mata Atlântica (Dutra; Morim, 2012), em ambientes de vegetação de restinga (Barneby, 1991).

Ameaças

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Severidade very high
Detalhes A invasão biológica por Pinus e Eucalyptus ocorreu até a década de 1970, fato que contribuiu para a descaracterização do ambiente e da vegetação de restinga (Ferreira et al., 2009). O reflorestamento de Pinus representa uma das maiores áreas de cobertura vegetal do parque, ocupando cerca de 28%. Além do reflorestamento, há a contaminação por Pinus, principalmente sobre as dunas e terraços arenosos. A presença de Pinus na restinga do PERV provoca mudanças na influência dos ventos sobre a vegetação nativa, pois a estrutura e o porte da vegetação estão relacionados aos regimes de vento e das condições edáficas impostas nessas áreas. O vento tem função na dispersão de sementes e os plantios de Pinus agem como uma barreira para a dispersão de sementes nativas, isolando cada vez mais os fragmentos (Ferreira et al., 2009).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie encontra-se inserida no Parque Estadual do Rio Vermelho (CNCFlora, 2012).

3.9 Trends/Monitoring
Situação: needed
Observações: Proteção de hábitats e monitoramento (Biodiversitas, 2005).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada como Ameaçada pela Lista de Espécies Ameaçadas do Brasil (MMA, 2008).

4.4.1 Identification of new protected areas
Situação: needed
Observações: Proteção de hábitats e monitoramento (Biodiversitas, 2005).

Referências

- DUTRA, V.F.; MORIM, M.P. Mimosa in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB023084>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- NETO, C.D. Composição florística de três trechos de restinga arbórea contaminada por Pinus sp., no Parque Estadual do Rio Vermelho, Florianópolis, SC. Monografia. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

- GUADAGNIN, D.L. Diagnóstico da situação e ações prioritárias para a conservação da zona costeira da regão sul - Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Porto Alegre, RS, 1999.

- BARNEBY, R. C. Sensitive Censitae: a descripition of the genus Mimosa Linnaeus (Mimosaceae) in the New World. Memories of the New York Botanical Garden, v. 65, p. 1-835, 1991.

- FERREIRA, F.A.C.; NEVES, B.T.; MEDEIROS, J.D. ET AL. O planejamento e a gest?o ambiental em Unidades de ConservaÁ?o (UCs): O caso do Parque Estadual do Rio Vermelho - PERV. , 2009.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Mimosa catharinensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Mimosa catharinensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/04/2012 - 14:44:56